quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sem bem e mal, apenas diferentes!

O 'jogo' de Morango de acordo com Susan do blog de Cara Pra Lua!


Na semana passada diante da possibilidade de Marcelo Dourado e Morango estarem no mesmo paredão, suas torcidas fecharam uma aliança para eliminarem o terceiro elemento não importando quem fosse. Em conversa com a galera do sistema de comentários do DCPL eu questionei a validade dessa decisão já que no jogo não era clara a aliança entre os dois jogadores, que eles sequer tinham uma parceria. Ontem em conversa com Dourado, Morango acabou com esse sonho das torcidas e mostrou que quer seguir adiante sem Marcelo Dourado.

Foi um movimento feito da melhor forma? Talvez não, mas Dourado também já fez muitos movimentos estabanados e foi perdoado e amplamente justificado por sua torcida. Morango, se algum erro cometeu, também será perdoada pela torcida dela e assim o embate segue adiante. Morango deixa de ser escada do jogo do Dourado, sua torcida deixa de preencher a lacuna de rejeição que ele tem junto ao público. A maneira como caminhava o jogo também não era garantia de que ela seria vitoriosa, pelo menos agora está cada um em seu quadrado.

Morango não cometeu nenhum ato de vilania, nenhuma traição, falou na cara do Dourado coisas que ela já vinha falando há algum tempo, que ele havia mudado depois do paredão. Mais precisamente depois do Poder Supremo concedido pelo público. Essa mudança de comportamento foi notada por todos, inclusive por sua torcida que vinha temerosa de que ele colocasse tudo a perder.

Morango tomou essa atitude motivada pelas informações da Cacau? Pode ser. Cacau falou para Morango que Dourado, Lia, Cadu e Fernanda vinham combinando seus votos para se manter no jogo. Morango afirmou com firmeza que ela não via nada disso, que nunca ninguém tinha tomado nenhuma atitude nesse sentido em sua frente. Mas que ela ficaria esperta.

Assim que Lena foi eliminada, as casas se dividiram e na cozinha da Casa Grande, Morango pela primeira vez presenciou a movimentação do grupo para montar o próximo paredão. E aí Morango ficou esperta e se deu conta que talvez ela estivesse errada e Cacau estivesse certa. Eu não tenho nada contra a casa grande sentar e combinar seu jogo, mas Morango não quer fazer parte nisso, direito dela. Ponto. E ela deixou claro que não era parte do grupo. Os grupos mudaram muito, o puxadinho já não é mais o mesmo. Esta semana ele teve o acréscimo de Dicesar e Cacau que são amigos da Morango, ela jamais jogaria contra eles.

Se Morango realmente mudar de casa equilibram-se as forças na casa, o puxadinho perde seu antigo contorno. Ambas as casas assumem o mesmo papel no jogo, sem bem e mal, apenas diferentes. No lance da cozinha eu acredito até que Morango de certa maneira serviu de alerta para euforia reinante que colocava em risco Lia e seus amigos por ficarem por demais envaidecidos pelas vitórias conquistadas. Morango perdeu o rumo quando focou no Dourado apenas quando o foco da discussão havia sido a Lia, mas como vinha grilada com ele há algum tempo, o papo com Cacau, a conversa aberta sobre jogo, a desconfiança que ela e o grupo no fundo nutrem da real mudança do Dourado, todos esses elementos, foram o estopim do desentendimento que eles tiveram. Além do fato de Morango querer um motivo que a coloque em definitivo na outra casa.

Eu só acho que Morango poderia ter falado todas aquelas coisas no momento em que elas aconteceram, mas é fácil achar aqui de fora, lá dentro tudo é mais confuso. O que Morango fez e deixou Dourado tão raivoso foi revelar suas contradições no jogo. Dourado vem fazendo um esforço imenso para mostrar o quanto muito, o quanto está regenerado.

O grande Calcanhar de Aquiles do Dourado é seu enorme preconceito, são suas declarações que flertam com um campo perigoso. Ao afirmar que Aids só é pega por homossexuais, sua torcida justificou-o dizendo que ele repetiu o que ouviu de uma estudante de medicina e portanto ele era apenas desinformado.

Eu confesso que também caí nessa armadilha, mas no outro dia conversando com amigas sobre essa declaração eu me dei conta que Marcelo Dourado é um homem de trinta e sete anos, que fez faculdade, que lê jornais, tem acesso à internet, portanto justificá-lo em cima de uma informação passada incorretamente é como se afirmássemos que a única pessoa no mundo com quem ele conversou em toda sua vida sobre ao assunto foi a tal estudante de medicina, esquecendo os debates na televisão, as matérias de jornal, as informações da net que são disponíveis a todos.

O que houve é que Dourado foi seletivo naquilo que ele ouviu, acreditou no que vai ao encontro de suas convicções e visão de mundo. E contraditório ao fazer um discurso de mudança e busca de compreensão no jogo e no impulso da discussão, no calor do improviso sua mudança não é aparente. A linha divisória entre o que seja apenas discurso para ganhar o jogo e o milagre da transformação do ser humano fica muito tênue.

Portanto, discursos contraditórios todos têm. Se ele foi perdoado e justificado por sua torcida porque vem mantendo alguma coerência no jogo e tem sido fiel aos seus princípios por que o possível deslize da Morango ontem é motivo para crucificá-la? Morango também mostrou um lado bacana, de menina inteligente e também fiel aquilo em que ela acredita. Se ela o abraçou um dia antes das palavras de Cacau e antes dela ficar na dúvida sobre sinceridade do grupo e brigou com ele no dia seguinte, isso não é mais grave ou menos passível de esquecimento do que as derrapadas de Dourado.

Morango perdeu os fãs que a vinculavam ao jogo dele, que a colocavam como peça na discussão do preconceituoso arrependido e regenerado. Perdeu o apoio dos fãs do Dourado que na verdade pouco significavam de fato, pois na hora do vamos ver, de uma disputa entre eles, esse apoio lhe seria negado. Morango perde alguns admiradores e a torcida do Dourado, mas pode ter ganho outras pessoas, outras torcedores.

Que a partir de hoje serão apenas seus e não mais compartilhados. Esse e um jogo onde apenas um ganha, estamos na metade dessa jornada. Ela tem um mês e meio para jogar sozinha e tentar ganhar o jogo. É agora que ele começa a definir-se, é agora que o campeão começa a ser desenhado.

Fonte: http://migre.me/klW0

7 comentários:

  1. Uma vez MORANGO, sempre MORANGO,
    MORANGO sempre eu ei de ser, é o maior prazer ve-la brilhar,
    no BBB ou em qualquer lugar, VENCER VENCER VENCER, uma vez MORANGO
    sempre MORANGO.


    SEMPRE ACREDITANDO EM VC.
    SEMPRE LUTANDO POR VC.
    SEMPRE ADORANDO VC.

    polly brasilia

    ResponderExcluir
  2. nossa...muito obriga!!alguem q pensa igual a mim!!

    ResponderExcluir
  3. É, o jogo teve uma reviravolta. Angélica e Dourado agora estão em lados diferentes. Um embate entre os dois neste momento seria uma final antecipada do BBB. Mas muita coisa está por acontecer ainda. É um jogo onde as impressões, amigos, emoções e preferidos mudam com a "velocidade da luz" fazendo uma comparação exagerada... Estou do lado de Angélica, independente de qualquer coisa.

    Fã de Manaus

    ResponderExcluir
  4. Na verdade pecamos por pensar que todo ser humano é verdadeiro e corajoso, infelizmente não é o caso de muitos dentro da casa. Quando encontramos alguém que fala a verdade e o que pensa na cara sem medo é tido como inconveniente. Se no mundo de hoje tivéssemos mais MORANGOS (ANA ANGÉLICAS) seria bem diferente. Admiro a coragem dela e gosto da forma como ela se mantém na casa, espero que isso não venha a mudar no decorrer dos dias.

    ResponderExcluir
  5. O povo hipócrita!
    Conviver dias e mais dias junto a pessoas desconhecidas sem ter um colo realmente amigo, imaginem dar a cara a tapa a todo momento, como a Angélica esta fazendo desde quando colocou os pés no BBB.
    Me digam sem hipocrisia: Quem não iria fazer uma fofoquinha???
    O brasileiro adora tacar pedra nos outros mas esquecem de olhar o proprio calo
    Sou mulher, sou lesbica, sou trabalhadora, sou estudante, sou filha, sou batalhadora, sou morango...
    Mas uma coisa eu sei não sou hipocrita, sou transparente sou leal, mas tambem viro e falo mal...
    Quem não faz isso atire a primeira pedra!
    Força torcida da Morando, vamos unir forças e fazer uma mulher gay vencer o BBB10
    Assim tentaremos diminuir cada vez mais o preconceito contra os gays
    Torço por ti morango, voce nao esta sendo falsa voce esta apenas sendo humana.
    Não vamos perder o nosso tempo comentando dos outros participantes, assim estaremos dando força ao nome deles!
    Morangoooooo somente
    OBS.: Não consigo postar no blog da torcida da Globo.com

    ResponderExcluir
  6. assim no momento morango não agiu errado,+ o q ela não pode é continuar...,pq o público pode interpretar mal,principalmente os q não acompanham pelo dia,só vêem o programa pela noite...
    Mais mesmo assim é morango campeã!!!
    adoroOoOo MUITO a morango!!!
    beijinhoOoOoo=)

    ResponderExcluir
  7. OLÁ TORCIDA MAIS LINDA!!
    TEMOS QUE VOTAR MUITO PARA QUE A MORANGO GANHE ESSE CARRO. NÃO SE TRATA APENAS DE GANHAR UM CARRO, MAS DE QUEM TEM A POPULARIDADE DO PUBLICO. NÃOPODEMOS DEIXAR O DOURADO GANHAR ESSA VOTAÇÃO, OK? TEMOS TODAS QUE IR AO SITE E VOTAR..VOTAR .. VOTAR
    BEIJOS

    ResponderExcluir