quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O show da realidade

Uma possível explicação para a febre dos reality shows é que esse gênero de programa exibe como se inventa uma celebridade e, desse modo, espetaculariza a própria lógica da televisão. Mais do que isso, oferta-se o sonho hollywoodiano a meros anônimos. O fetiche de aparecer na tevê é compartilhado com os telespectadores que, dia-a-dia, acompanham a invenção dos novos ídolos e as especulações sobre suas vidas após a participação no programa. Quem vai posar pra revista, aparecer no Faustão, arriscar uma carreira artística. Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Ivana Bentes faz algumas apreciações sobre o assunto e observa que os tipos sociais que aparecem na telinha pertencem ao (e massificam o) imaginário da classe média urbana: o marombeiro estilizado, a empresária paulista, os dançarinos e modelos.

Depois de uma dezena de reality shows com personagens mais ou menos triviais, a Globo resolve polemizar o BBB. Temos um resultado insólito: meia-dúzia de mocinhos e mocinhas exibindo músculos e silicones; uma mulher de opinião que incomodou (no Brasil, mulher tem é que cuidar da balança, ir ao salão de beleza e caçar homem pra casar, e não fazer doutorado); alguns representantes da diversidade sexual - uma drag, um gay assumido, uma lésbica bem-resolvida; uma dançarina barraqueira e um troglodita com declarações machistas. Óbvio que este último – dotado de alguns músculos, mais arrotos sobre a mesa (acreditem: reivindicados como um direito másculo), declarações ignorantes (só gay contrai AIDS!) e, óbvio, ameaças contra mulheres (deveria bater até desmaiar numa fulana que coloca o dedo na sua cara!) –, agradou em cheio.

O fenômeno chocou além das fronteiras do país. Sites internacionais noticiaram a façanha de um homofóbico-machista que consegue encantar multidões no Brasil. Que mérito para o país do turismo sexual: além de exportar bundas, ainda ensina ao mundo como é que o macho deve calar mulheres e bichas. Faz vergonha. Além disso, o país sofre lapsos de memória. Há seis anos, o mesmo personagem declarou em rede nacional que queria vomitar em Caetano Veloso, ofendeu uma sister e saiu do programa com 68% de rejeição. Mas faz tanto tempo, né? Agora ele é bonzinho: diz que covarde é a fêmea que provoca a vontade de bater no homem, mas ele se controla para não ficar feio no horário nobre do Boninho. Como se não bastasse, nosso rambo à brasileira incitou a fúria dos homofóbicos do país. Circula na internet uma torcida que o corteja como Mestre e esbraveja gritos de guerra: “Dourado é Força Hetero”, “Orgulho Hetero”, “BBB 10 não é colorido, é dourado”. Curiosamente, uma comunidade do orkut que apóia o lutador exibe a seguinte frase no seu perfil: “não me curvarei perante as adversidades”. O efeito sonoro e gráfico do texto produz um trocadilho que sugere “não me curvarei perante as diversidades”.

O mais assustador é que esse personagem, idolatrado por ser “autêntico”, dispara como favorito dessa edição do reality show. Movimentos que reivindicam os direitos das minorias sexuais protestam em vão. Muita gente dá de ombros e acha que os milionários do BBB são estrelas cadentes, assediados pelas mídias e depois facilmente esquecidos, varridos das notícias por novos meteoros do mercado cultural. Não é bem assim. Como diz Néstor García Canclini, para milhares de jovens de classe média o modelo de triunfo social é ser um ex big brother. Os ganhadores do programa encarnam no imaginário coletivo o perfil dos bem-sucedidos. Após a vitória quase unânime de Alemão na sétima edição, pipocaram matérias em revistas sobre como ser um vencedor na vida, em que o rapaz era protagonista das narrativas. O ídolo do BBB 7 também encarnou o protótipo de machão, dividido entre o amor puro da moça ingênua e as tentações da mulher libidinosa. O triângulo novelesco animou a audiência, que elegeu o rapaz loiro como o herói da trama, enquanto seu rival Caubói amargou um elevado índice de rejeição. Como prêmio, o “bom-moço” engordou a conta bancária no Big-Bangue-Bangue. Mesmo depois de encenar uma discussão de baixo nível com uma sister, em que insultou de forma obscena a jovem, com as mãos sobre a genitália. A cena, claro, foi deletada na edição da Globo, mas circula até hoje no youtube.

A décima edição do programa garante o retorno do machão, ainda mais politicamente incorreto e especialista em frases bombásticas que seduzem tietes. Alguns aprendizes do Mestre veneram e assumem seu discurso machista; outros fazem malabarismos para defendê-lo das acusações. O mais inacreditável que eu li foi num blog em que o fã defendia o lutador argumentando que ele dissera justamente que não batia em mulher e que por isso não quebrou o dedo da sister, nem a nocauteou até desfalecer. É tão fácil ver que o jogador afirmou seu desejo por denegação... É claro que são frases feitas, estratégias ardilosas de jogo para angariar audiência. Obviamente, o objetivo dessas notas não é apedrejar publicamente o jogador. É simplesmente refletir sobre os efeitos de adesão que sua imagem vem produzindo nas massas. Como, por exemplo, a excitação dos grupos homofóbicos, a permissividade da violência contra a mulher. O que não é banal, visto que as estatísticas apontam para assassinatos diários de homossexuais no país. O apoio massivo à homofobia e à misoginia, mesmo através de um ato simbólico, pode representar o retrocesso do respeito ao feminino, ou o atraso do reconhecimento das minorias sexuais. Direitos que vêm sendo a duras penas conquistados.

Texto: Maíra Fernandes Martins Nunes
Pesquisadora de Comunicação e Análise do Discurso

12 comentários:

  1. Angelica, gostaria de saber se vc nao tem mãe..... nunca vi vc falando dela,desculpe se te magoar, é q tb nao tenho, e achei q vc nao tivesse tb. é so uma curiosidade de fã..

    ResponderExcluir
  2. Fico de cara com o favoritismo do Dourado nesse BBB!!! Como as pessoas podem apoiar tanto, e cegamente, um troglodita como ele??? UM ABSURDO! As pessoas não tem mais senso! Fiquei impressionada com a quantidade de comentários maldosos (no orkut, twitter e youtube) contra os homossexuais. Comentários que mostram a ignorância do povo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com este maravilhoso texto. Infelizmente parece que o que é louvável em uma pessoa, valores, integridade,está em decadência, se imita o que há de pior .Cada vez me convenço que Hitler governou a Alemanha e fez um verdadeiro assassinato em massa, um massacre, com a permissão de muitos seres ditos humanos," bons pais,bons esposos, bons filhos"!! Não dá prá esperar muito de uma humanidade que pode ser facilmente manipulada e que já fez e faz horrores com o seu semelhante, com a natureza , com os animais!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei por que todos ficam ou ficaram impressionados pelo fato deste dourado sem purpurina ficar no jogo. Caros, vejam, analisem e olhem ao seu redor!!!
    O povo é desprovido de neurônios e memórias passadas... só se lembram de fatos recentes!
    O Arruda mentiu e desmentiu em plenário e foi eleito governador!
    O Maluf é deputado!
    O Enéias foi eleito com récorde de votação e levou outros tantos à Câmara!
    O "coronel" José Sarney nunca ficou sem mandato!
    Roseana Sarney foi senadora e agora é governadora!
    Até hoje o Estadão está sob censura!
    O secretário municipal de Sorocaba e preso com pedófilo está solto!
    Tudo isso acontece todos os dias... e vocês se encomodam pelo fato de Marcelo Dourado, um verdadeiro gaúcho dos pampas que tem músculos no lugar de neurônios com sinapses ainda permanecer no BBB???
    Esse é o menor dos males meus queridos!!!
    Não é mesmo de assustar, é normal, é banal, é tão verdadeiro quanto purpurina dourada!
    Braços em todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Enfim alguém fez uma narrativa da degradação que estamos assistindo..parabéns faço minhas toda suas palavras e lamento que um vaiculo de comunicação aprove tamanha barbaridade ao permitir um alienado em horario nobre!

    ResponderExcluir
  6. moranguete para sempre26 de fevereiro de 2010 às 11:52

    o michel estava criticando a morango com sergio,nao vejo mas o bbb,mas entrei hoje no site pra ver o estavam falando da morango,será que ele realmente estava do lado da morango?

    ResponderExcluir
  7. povo mais sem noçao tirar a linda da morando do bbb 10......... o bbb nem te mais graça ,ficou chato sem ela lá. bjss pra vc ana angélica....

    ResponderExcluir
  8. Ainda não consegui entender o porquê de o dourado ser tão adorado pelo povo brasileiro. Ele representa a face mais preconceituosa e arrogante da população, face essa que deveria ser transformada em algo melhor. Desde que morango saiu do BBB, parei de assistir ao programa. Achei muito injusta a sua saída. Uma mulher com o caráter e a personalidade da morango deveria ganhar o BBB. Infelizmente, o poder de interpretação das pessoas deve estar diminuindo. Essa, para mim, é a única resposta para a saída da angélica. Mas bem, se a maioria do povo brasileiro não consegue nem votar bem, politicamente falando, imagine só se pode ter o discernimento necessário para analisar condutas tão complexas como são as humanas.

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse texto. Concordo em gênero, número e grau. Gostaria de saber se posso colocá-lo no meu blog?

    ResponderExcluir
  10. Eh, mais uma vez fica comprovado que o brasileiro tem memória curta. O que esse cara fez na edição passada ficou esquecido. Ele é totalmente do mal. Foi odiado e agora quer se mostrar o herói. Essa garota é a mais íntegra que já passou pelo BBB, e após sua entrevista no Faustão fiquei com mais certeza da firmeza de caráter que ela possui. Parabéns Ana Angélica, vc ganhou muito! Dinheiro é secundário.

    ResponderExcluir
  11. Nao gostei de vc ter saido, e acho muito estranho essa popularidade toda de Dourado, ele é um ridiculo, cheio de preconceitos com tudo e com todos, tem uma boca podre, sem escrupulos.
    é uma pena a Cacau nao curti mulher, estava torcendo que vcs ficassem juntas rsrs, ela nao sabe o que esta perdendo, se eu tivesse la, nao teria jogado fora essa oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. gostei muito do texto de Maria fernandes, meus parabéns tudo isto é verdade, este dourado esta se achando, numca gostei dele derna da edição que ele estava, o alemão esta toto se achando também, bando de homens besta.
    quero que o dourado var de novo para o paredão para eu vt nele os dois dias seguido,.
    porque ou bicho cht.
    Angelica meus parabéns vc estava muito bem na casa pena que vc vaiu, vt tanto no dourado mas ele ñ saiu, ele ainda vai para o paredão a se vai.
    na minha cidade[ itabuna bahia] muitos gosta de vc principalmente eu. beijos fc com Deus.

    ResponderExcluir