sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Quero de volta o meu anjinho colorido"



É em meio a fotografias, cartinhas e desenhos da infância que a artista plástica e designer de moda Aida Lucas Barbosa relembra os melhores momentos que passou ao lado da filha. Há dois anos, a jornalista uberlandense Ana Angélica Martins, participante da 10ª edição do “Big Brother Brasil”, rompeu o relacionamento com a mãe e a família materna.
Na noite de estreia do reality show, foram a avó e a tia paterna que representaram a família da jovem. Ana Angélica apareceu ligando para o pai e contando sobre a seleção para o programa. A mãe foi citada em apenas um momento, quando Ana Angélica disse que ela sabia quando começou a “ficar com mulheres”. Na tarde de quarta-feira (20), Aida recebeu a primeira ligação da produção global a convidando para ir ao Rio de Janeiro e participar do “BBB” nos dias 29, 30 e 31.
Na terça-feira (19), em sua casa na comunidade rural de Santa Rosa dos Dourados, distrito da cidade mineira de Coromandel, a 170 quilômetros de Uberlândia, Aida Barbosa recebeu com exclusividade a equipe do CORREIO de Uberlândia para contar, pela primeira vez, detalhes do afastamento entre ela e a filha, além de reforçar o desejo de reconciliação com Ana Angélica.

CORREIO: Como foi a infância de Ana Angélica?


Aida Barbosa: Desde criança eu a chamo de “meu anjinho colorido”. Sempre foi uma menina esperta e, antes mesmo de entrar na escola, estava alfabetizada. Suas brincadeiras eram subir em árvores, adivinhações, boneca, bola, bicicleta e patins. Ajudava a cuidar do irmão, Antônio José Júnior, cinco anos mais novo e hoje ela é referência para ele.

Houve conflitos na família?

Fui casada por quatro anos e meio com o pai dela. Depois da separação, estava morando com meus filhos em Montes Claros (norte de Minas), mas os conflitos com meu ex-marido e a família dele continuavam. Eu queria paz para cuidar dos meus filhos. Depois de um fim de semana em que ela foi passar com o pai e apanhou dele, decidi desaparecer de uma vez com os meninos. Consegui emprego e fui morar com as crianças na cidade catarinense de Gaspar, sem comunicar ninguém, nem dar notícias. Isso em 1994, a Ana Angélica ia completar 9 anos de idade. Ficamos quatro anos por lá, até que a polícia nos encontrou e tivemos que voltar. Quando tinha 13 anos de idade, Ana Angélica quis passar uma temporada de seis meses morando com a avó paterna [Felicidade Gomes], mas depois voltou a ficar comigo então em Monte Carmelo. Aos 16 anos, ela decidiu por ficar em Uberlândia para estudar e retornou para mais uma temporada na casa da avó.

Como era o relacionamento entre mãe e filha?

Sempre fomos amigas e carinhosas uma com a outra. Mas decidida que é, a Ana Angélica não me consultava a respeito de suas decisões, apenas me informava. Ela também era zelosa, tinha ciúmes de mim e do irmão. Depois de adulta, chegou a me agradecer pela liberdade e oportunidade que lhe proporcionei de conhecer outras culturas, por meio das nossas mudanças de cidade.
O que motivou o desentendimento entre vocês?
Essa é a minha preocupação. Eu nunca entendi a verdadeira razão. O último contato harmonioso que tivemos foi na formatura dela, no fim de 2007. Por várias vezes nesses anos tentei me aproximar para saber o que foi que eu fiz de errado. A Ana Angélica, simplesmente, me evitava e alegou que eu nunca fui mãe, que nunca estive presente nos momentos em que mais precisou, que nunca a ajudei financeiramente. É muita incoerência, não consigo entender. Tudo isso não tem nada a ver com a opção sexual dela, sempre respeitamos isso.

Como foi o último encontro de vocês antes de ela entrar no programa?


Tive que planejar uma estratégia. Como não atendia às minhas ligações, nem de ninguém da minha família, meu irmão se passou por um empresário e marcou um encontro às vésperas do Natal. Eu e o irmão dela fomos encontrá-la no shopping em Uberlândia. Ela foi resistente e disse que não tinha nada para falar comigo. O Júnior teve que insistir até que aceitou me ouvir e começou a chorar. Depois disso nos levou para a casa de uma amiga, onde jantamos e passamos a noite. Disse que a amo muito e que quando ela quiser me procurar estarei esperando.

Como a personalidade da Ana Angélica pode refletir nos relacionamentos dela dentro do programa?

Ninguém é tão completo que não tenha nada para receber. Toda vida ela foi uma adulta precoce, agora age como uma adolescente rebelde.

O reality show é um bom momento para pensar nos desafetos que deixou fora de casa?
Com certeza. Acho estranho o comportamento dela. A Ana Angélica é uma pessoa brincalhona e piadista, agora está séria e introvertida. Ela sabe que toda a família está assistindo e fazendo torcida aqui fora. Dia desses, até o Dicesar chamou a atenção dela para que se esquecesse do que deixou aqui fora e se concentrasse no jogo, no momento que ela está vivendo. Sinto que tem algo que pesa e incomoda o coração dela.

O que é mais importante para você, como mãe, neste momento?


Meu único medo é que o dinheiro a faça esquecer tudo o que lhe ensinei. A maior riqueza não está no dinheiro. Prefiro que tenhamos um bom relacionamento, mesmo sem prêmio. Nada tem sentido se no íntimo ela não preservar suas raízes, o amor e a essência da família. Reconheço que cometi erros, tenho minhas falhas e que fiz escolhas erradas na vida. Sinto falta de sua alegria, de seu abraço, aconchego e amizade. Quero de volta o “meu anjinho colorido”!


Pai comenta atitudes e declarações da ex-mulher


O pai de Ana Angélica, o analista de sistemas Antônio José Martins, esperava o melhor momento para comentar sobre os conflitos na infância da filha. Chegou a hora. “Estávamos divorciados, não tinhamos vínculos e, na minha função como pai, precisava educá-la. Mas nada justifica, nem se compara a decisão tomada pela mãe, de sumir com os meus filhos, o que só aconteceu tempos depois. Ficou claro que essa decisão foi planejada”, afirmou Antônio Martins.Segundo ele, sobre o desentendimento entre mãe e filha, Ana Angélica comentou apenas que a “ficha caiu”. “Acredito que, depois de adulta, ela pensou sobre a gravidade da atitude da mãe e ficou magoada por esse afastamento forçado quando ainda era criança. Elas conviveram muito tempo juntas até que, repentinamente, romperam o relacionamento”, disse.Avaliando o comportamento de Ana Angélica no programa, Antônio José disse acreditar que o passado da filha reflete não só no programa, mas como em toda sua história. “Minha torcida é para que ela tenha uma vida saudável, equilibrada e seja feliz”, afirmou.


Fonte:
Angélica Peixoto
Programa de Aprimoramento Profissional
Jornal Correio de Uberlândia
Foto: Paulo Augusto

13 comentários:

  1. eu tbm achei MUITO FEIO isso que a mãe da Morango fez!

    ResponderExcluir
  2. eu não conheço ela direito mais eu torso pra ela ganhar e alem de ganhar o premio dar uma lição nos preconseituosos eu vou votar nos outros participantes para sair para ela conseguir ganhar e tambem ela émineira eu adoro pessoas mineira são boas e legais eu tenho uma madrasta mineira

    ResponderExcluir
  3. O q a mae fez ou deixou de fazer..
    nw e de nosso interrese e nw e problema nosso apenas elas realmente sabe...Só sei de uma coisa por mais q nossos pais falham conosco..Smp sera nossos pais!!Pois familia é familia...Base de td...nw temos direito de julgar ninguem...

    ResponderExcluir
  4. adoro vc morango..torço por vc!!!

    ResponderExcluir
  5. mayara karla sabino barbosa8 de fevereiro de 2010 às 05:52

    manoa morango e muito gata gostaria de vela de perto...
    morango me apaixonei por vc no bbb10..
    qualque coisa ligar aii pra mim.
    8501-3736.....
    bjssss
    mayara

    ResponderExcluir
  6. morango e mas gata na casa...........
    vc e muito linda.. um anjuu♥♥♥
    te amor morangooo.
    me ligar qualquer coisa..
    8501-3736

    ResponderExcluir
  7. PESSOAL QUE ADMIRA A MORANGO VAMOS NOS UNIR CONTRA O DOURADO ELE ESTÁ JOGANDO SUJO, NOS MULHERES FEMINISTAS QUE LUTAMOS CONTRA ESSE MUNDO MACHISTA, PRECISAMOS ACABAR COM O PRECONCEITO, NOS SE UNINDO CONSEGUIREMOS FORTALECER ANGELICA NO JOGO. O DOURADO ERA AMIGO DA ANGELICA PRA FINGIR QUE NÃO TINHA PRECONCEITO COM OS GAYS, ELE É MANIPULADOR, JA TEM EXPERIENCIA NO JOGO.

    CONTRA ESSE MUNDO MACHISTA, A TORCIDA QUE ESTÁ CRITICANDO A MORANDO SAO UM BANDO DE PRECONCEITUOSOS. VAMOS NOS UNIR, IMUNIZAR P/ MORANGO SAIR DO QUARTO BRANCO. CONCERTEZA O DOURADO VAI P O PAREDÃO VAMOS CONSEGUIR TIRAR ELE DO JOGO SO PRECISAMOS DE UNIAO.


    MULHERES QUE LUTAM CONTRA ESSE MUNDO MACHISTA VAMOS AJUDAR A MORANGO.


    TODOS OS HOMOSSEXUAIS OU PESSOAS QUE LUTAM P/ UMA SOCIEDADE MELHOR SEM PRECONCEITO VAMOS SE UNIR PRA DERRUBAR ESSE DOURADO

    ResponderExcluir
  8. Aeee Morango, liga pra Mayara...viu o desespero da garota? Pelo menos se ficar sem sua namorada ou a Cacau ja tem uma reserva hahahahahahaha Mas é "vero", vc tem o tal sex appeal indiscutivelmente!!!
    Qt a sua mae, espero q um dia vcs voltem a se entender, ate pq, por mais problemas q possam existir dentro de uma familia, a importancia dos pais se refletem sempre no nosso intimo e lembre-se de que pai e mae nao sao eternos e o tempo nao perdoa! Aproveite enquanto eh tempo!
    Beijo, sucesso e me liga, ou melhor...liga pra Mayara! hahaahaha

    ResponderExcluir
  9. A Ana Angélica é amiga de minha namorada, a quem a Morango a apelidou de Forfis... Sempre ouvi falar mtooo bem da MORANGUS rsrs, até antes mesmo da gente começar namorar... Ela sempre visitava a Ana Angelica em Uberlandia... Eu tinha ciume da Morango, rsrs, achava q minha namorada falava bem demais dela rsrs... Mas ela estava certa.. a Ana Angélica é tdo isso e mais um pouco! Pessoa linda por dentro e por fora.. determinada. Justa, Amiga... Não vejo a hora de conhecer a MORANGUSSSSSSSS .

    Aline- São José do Rio Preto Sp

    ResponderExcluir
  10. FICO DEPRIMIDA COM AS DECLAROÇOES DA D. AIDA ESTE E O MELHOR MOMENTO DA SUA FILHA PORQUE ? TANTA BAIXARIA AGORA EU RECONHEÇO SUA VISAO COMO MAE MAES NADA JUSTIFICA ESTES COMENTARIOS PESADOS PRA MIM MESMO ELIMINADA AGELICA E MUITO AUTENTICA E ENTRE NOS MERECE RESPEITO PRIMEIRO DA SENHORA CUIDA D. AIDA BJUSMORANGO FELIZ NIVER

    ResponderExcluir
  11. nossa eu acho a mae da morango muito falsa acho tambeim que a morango naum deve perduala pq mae que mae naum fais isso estou com a morango acho que a mae dela se quiser vai te que conquistala porque a morango e uma otima pessoas tanto dentro da casa e aopsto que de fora ela tambeim e uma pessoa maravilhosa agora acho que como a cacau vai sair ela deve consolar a cacau :D

    ResponderExcluir
  12. Olá Angélica....Passei para parabeniza-la pela participação no bbb 10, honrou a classe das mulheres que sofrem com o preconceito da familia e da sociedade, expos de cara limpa as angustias, ansiedade,alegrias e tristezas de ser gay em uma sociedade infelizmente ainda hipocrita e preconcituosa em alguns momentos...gostei da sua sinceridade, honestidade e determinacao..tb sou gay e tenho uma namorada que cai entre nós "linda" , somos femininas e sofremos com as atitudes da familia dela com relacao a nos....soube que estava em sp com seu pai ...mande uma msg qdo estiver por aqui pq esperamos conhece-la e bater um papo em breve...bjs

    ResponderExcluir